Armário Cápsula

ARMÁRIO CÁPSULA: O QUE É? PORQUE EU DEVERIA FAZER?

março 24, 2018

Capa: Armário Cápsula. O que é? Porque fazer?

Olá queridxs, tudo bom?
Hoje começo o post com uma pergunta: Já ouviu falar em armário cápsula
Normalmente a resposta é "armário quem???" ou "já, deus me livre, não consigo!". Mas calma, vou explicar tudinho sobre e mostrar que é possível sim (pelo menos acredito fortemente nisso + tenho provas de que da certo! rs).


O QUE É ARMÁRIO CÁPSULA

Vamos começar com o básico, o que é um armário cápsula?
É um guarda-roupa com poucas peças de roupas e sapatos, mas todas essas peças tem o seu estilo e combinam entre si. Dessa forma, apesar da pequena quantidade de peças, você consegue montar muitos looks.

A ideia é que tendo no seu guarda-roupa somente peças que sejam do seu estilo e que combinam entre si, fica muito mais fácil montar um look, mesmo na correria. Não vai mais acontecer aquela famosa situação "não tenho nada para vestir", embora o seu guarda-roupa esteja cheio.

Originalmente a ideia é usar  mais ou menos 37 peças de vestuário (incluindo sapatos) por estação. Conforme a estação vai mudando, você troca algumas peças do seu guarda-roupa cápsula.

Acontece que aqui neste país tropical chamado Brasil, as estações não são bem definidas, então temos que adaptar o armário cápsula para o nosso contexto. Podemos por exemplo, usar mais do que 37 peças de roupa, só que por um período mais longo, já que temos uma variação de temperatura menor e nosso guarda-roupa não precisaria de tantas trocas assim.

Exemplo de armário cápsula


PORQUE FAZER UM ARMÁRIO CÁPSULA

Existem muitos motivos para você ter um armário cápsula. Vou citar alguns:
  • Gastar menos dinheiro com roupa, pois passará a comprar menos;
  • Poder conhecer melhor o seu estilo;
  • Visualizar mais as suas roupas e criar combinações novas, logo, aumento da sua criatividade;
  • Não comprar uma peça de roupa por impulso e nunca usar (ou usar uma vez e nunca mais);
  • Ajudar o meio ambiente 
    • a indústria da moda é uma das mais poluentes, além disso, comprando menos você desperdiça menos (porque sim, muita roupa usada acaba indo para o lixão, infelizmente);
Armário cápsula - porque fazer um?


PORQUE EU DECIDI FAZER UM ARMÁRIO CÁPSULA

Primeiramente, eu ainda não tinha contado, mas decidi fazer um armários cápsula! Uhull!
Segundamente, decidi fazer um armário cápsula porque já faz muito tempo que me sinto incomodada com o fato de eu ter muita roupa no guarda-roupa, mas na hora de me vestir não gostar de nenhuma delas. 
Outro motivo é o fato de que eu ser uma engenheira ambiental, defensora do meio ambiente, mas estou com um guarda-roupa cheio de roupas que não uso, quando eu poderia comprar apenas o que fosse usar, ou seja, não estou sendo nada sustentável nesse aspecto!!!

E só para deixar claro, eu tenho muita roupa mesmo! Todo ano separo pilhas de roupas para doação e uma pilha de roupas novas ou pouco usadas para vender no brechó online, o Enjoei. Então como é possível que ainda assim eu tenha tanta roupa, e como é possível que ainda assim eu "não tenha o que vestir"?!

Muitas roupas, poucas opções. Oposto do armário cápsula.
 As Patricinhas de Beverly Hills 
Resolvi então me desafiar a fazer um armário cápsula! Quem sabe ele não resolve meus problemas?! Estou apostando que sim!!!

É claro que uma mudança radical dessa a gente não toma da noite pro dia (pelo menos eu, não!). Estou amadurecendo essa ideia há mais ou menos um ano, mas no começo eu pensava "Ah, seria legal fazer isso um dia, no futuro", futuro esse super distante, porque afinal de contas me desfazer de tantas roupas parecia quase impossível. 

Foi aí que a vida me deu um empurrãozinho. Acontece que vou me mudar e no meu futuro quarto o guarda roupa é muito pequeno. Literalmente um guarda-roupa cápsula! Então pensei, porque que ao invés de sofrer abarrotando várias roupas num lugar pequeno, não monto finalmente o meu armário cápsula e "mato dois coelhos numa cajadada só"?!

Ah, o melhor de tudo é que eu vou registrar tudo aqui no blog! Será o meu Projeto Armário Cápsula! E pode ser o seu também! 😁
A minha ideia é não só compartilhar a minha experiência sobre isso, mas trazer dicas e passo a passo do que você precisa fazer para montar o seu armário cápsula! 👙🎀👗👚👛


VÍDEOS PARA TE MOTIVAR A TER UM ARMÁRIO CÁPSULA

Como primeira dica sobre o tema, trago esses dois vídeos para te incentivar a ter um armário cápsula:
Vídeo da Vivi Cardinali, consultora de estilo, que sempre tem ótimas dicas sobre o tema. Estou me inspirando muito no que ela fala.


Vídeo da Fe Cortez, que sempre traz a questão moda x meio ambiente. Nesse vídeo ela conta sobre sua decisão de montar um armário cápsula.


Bom, esse foi o primeiro post do #ProjetoArmárioCápsula. Foi mais para te introduzir nesse meio, caso você ainda não conhecesse sobre o assunto!
Aguarde os próximos posts, pois estou MUITO animada com esse projeto que é ao mesmo tempo do blog e pessoal!

Se tiver alguma dúvida sobre esse assunto, me pergunta aqui nos comentários!
Um beijo, e até o próximo post! 😘

Projeto Armário Cápsula

Minhas redes sociais: Facebook | Instagram | Pinterest







Você também pode gostar

19 comentários

  1. Eu achei muito bacana a proposta mas acho que não consigo kk
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu acho bacana e interessante isso de armário cápsula, mas não é pra mim haha!
    Eu gosto de ter bastante roupas e opções e usar minha criatividade ou me inspirar por aí pra montar looks diferentes.
    Mas admiro quem consegue ter uma armário desses, parabéns! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal, porem não sei se conseguiria fazer a proposta do post mais é bem interessante!! Amei.

    ResponderExcluir
  4. Que legal, Paola! Dou força pra que você possa ir fundo nesse projeto! O que eu tenho feito ultimamente é uma limpa no meu armário (doando algumas peças e vendendo outras) pra manter só aquelas que fazem mais o meu estilo. Mas ainda não chega a ser um armário cápsula e ainda tá longe de ser! É um trabalho árduo! rs. Um beijo! 😘

    ResponderExcluir
  5. Nossa lendo esse post me senti uma consumista sem propósito kkkkk, pq eu tenho muita coisa q nao uso e q obviamente nao combinam entre si....kkkk!!! Por esses motivos nao sei se eu conseguiria, mas se vc esta empolgada pé na tábua e mostre tudo pra gente!!!

    ResponderExcluir
  6. Hoje eu estou nessa VIBER, ainda não alcancei por completo...rs...Mas, compro roupa que vai combinar com o que ja tenho...Pois muitas vezes temos milhares de opções e não conseguimos escolher nenhuma. Parabéns e Sucesso.
    Bjs
    www.maquiagemsimplesdiaenoite.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite como vai?gostei bastante da iniciativa de falar sobre esse assunto, alem do mais achei bem interessante saber mais sobre o armario capsula

    ResponderExcluir
  8. Que demais! O armário capsula é meio que novo pra mim, conheci mais em questão do minimalismo. Quero muito aderir e já tô ansiosa pros próximos posts do projeto. Amei o post, bem explicadinho mesmo. =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  9. Não sabia o que era um armário capsula, eu achei legal, as vezes é melhor ter menos peças, mas que combinem, do que várias que não combinam e que acaba até a pessoa não usando.

    ResponderExcluir
  10. Adoro a ideia do armário cápsula, principalmente pra quem não tem uniforme de trabalho. Fora que existem muitas combinações no armário ótimas pra se fazer, dar chance pra usar peças que estão estacionadas um tempão. Acho super válido. Ahhh, também adoro a ideia da "penteadeira cápsula". Usar um grupinho de makes até o fim durante um mês.
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  11. A ideia é excelente, mas acredito que na prática não seja tão simples Eu mesmo teria muita dificuldade de ficar apenas com poucas peças no meu armário. Mas o post é ótimo!!

    ResponderExcluir
  12. Já acompanho alguns blogs que tem essa proposta que acho maravilhosa, no fim acaba que temos peças coringas, basta saber usar, agora só falta eu aderir esse guarda roupa 😅

    ResponderExcluir
  13. Gosto da ideia e é até um dos meus projetos futuros. Acho que nos torna mais versáteis e conscientes sobre consumo.

    ResponderExcluir
  14. Eu aplico esse método de "cápsula" quando faço mala pra viajar, e em breve vou fazer meu armário cápsula também <3

    ResponderExcluir
  15. ADOREI MUITO ESSE POST
    Meu sonho é poder montar meu armário capsula, completamente usual, eu to, aos poucos desenvolvendo meu estilo, a única coisa que falta MESMO é eu separar um dia para tirar tudo do closet, arrumar, separar e doar.

    Carol Justo | pink is not rose

    ResponderExcluir
  16. Uauuu que top! Eu sem saber já tenho um armário capsula! Poucas roupas mas as que tenho dá pra montar looks legais entre eles. Amei saber disso!

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar de armário cápsula, mais achei a ideia é a proposta super válida e eficiente, sou um pouco leiga pra consegui organizar coisas desse tipo, mais vou assistir uns vídeos sobre o assunto e ver se consigo entender direitinho, boa sorte com o seu projeto

    ResponderExcluir
  18. Já tinha lido sobre, mas acho que não consigo. Sou materialista e amo comprar, então acho que simplesmente não conseguiria kkkk

    ResponderExcluir
  19. Achei legal a iniciativa mas eu não tenho coragem de desapegar.Mas vou acompanhar os post.

    ResponderExcluir

Comentários com conta do Facebook